segunda-feira, 24 de setembro de 2007

O Carteiro


Ontem, quando cheguei a casa depois de uma longa tarde de trabalho (sim, eu trabalho ao Domingo e hoje: de manhã era Sábado e de tarde é Domingo. Fim-de-semana curto, para quem merece...) e ao ligar a TV vi que estava a dar O Carteiro de Pablo Neruda.
Já o tinha visto há algum tempo mas resolvi permanecer...
É um filme poderoso, cruel, simples e triste, muito triste!
Fala-me da nostalgia... da saudade... mas, ainda assim, transmite o quanto nos é dado lutar por um significado para nossa vida e deixa no ar a pergunta:Valerá a pena?

Podemos dizer que Mario teria sido muito mais feliz se nunca tivesse conhecido Pablo, talvez até nem tivesse morrido tão cedo, no entanto, não há dúvidas que foi por tê-lo conhecido que descobriu o profundo sentido da sua vida, que lhe deu uma orientação e que viveu momentos que ninguém lhe poderá retirar... foi mais feliz por ter caminhado naquela direcção.
É assim a nossa vida! Com momentos bons e momentos menos bons. Com opções boas e outras menos boas... tudo isto com as respectivas consequências.
Para quê ficar "com o barco amarrado, com medo do mar"?
Pelo menos que aquilo que acontece à nossa vida tenha sido construído por nós.
Pelo menos que, no momento de dor, guardemos por dentro momentos eternos para recordar.Se um dia vamos morrer, que seja com a taça cheia de momentos de Vida, de luta e de intensidades...

Sem comentários: